quinta-feira, 6 de abril de 2017

Fonte de bem-estar: alimentação saudável

Os primeiros anos do século 21 podem ser descritos como os anos da falta de tempo. Quem vive em grandes cidades tem inúmeras obrigações a cumprir e a correria do dia a dia impacta diretamente na forma como as pessoas se alimentam.

Em busca de comodidade, muitos optam por alimentos industrializados e com altos teores de gordura e açúcar. O aumento no índice de pessoas obesas está diretamente ligado aos hábitos alimentares irregulares. Diante deste cenário, optar por uma alimentação saudável é um bom caminho para evitar doenças graves.

Ao se referir à dieta balanceada, é preciso ter em mente que não são apenas frutas, verduras e legumes que compõem este grupo, mas há vários outros alimentos que juntos auxiliam no equilíbrio e harmonia do organismo.



Além dos alimentos de origem vegetal ricos em fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes, é preciso consumir com regularidade proteínas, alimentos integrais e até mesmo gorduras e açúcares, desde que de forma moderada.

Os benefícios da inserção de uma alimentação saudável na vida das pessoas são inúmeros, mas pode-se destacar: o aumento da disposição e da própria longevidade, a melhora da qualidade do sono, o fortalecimento do sistema imunológico, o bom funcionamento do intestino e a consequente perda de peso.

Como manter uma alimentação saudável? – Para ter uma dieta balanceada é preciso conhecer as necessidades nutricionais do indivíduo e assim escolher o cardápio ideal para quem busca melhorar a qualidade de vida.

O primeiro passo é saber que os alimentos integrais são ricos em carboidratos complexos, ou seja, são aqueles em que o açúcar demora mais para ser absorvido no sangue. Por isso, opte sempre por arroz, macarrão e massas integrais.

O consumo de leite e seus derivados também é fundamental para a manutenção do organismo, pois ajuda na obtenção de cálcio que fortalece os ossos e os dentes. Neste caso, escolha leite desnatado e queijos tipo ricota ou minas.

Quanto às proteínas, estas podem ser de origem animal: carne vermelha, peixes, aves e ovos. Para manter a alimentação saudável, prefira cortes magros, sem muita gordura. Há também as proteínas de origem vegetal que podem ser encontradas nas leguminosas como feijão e soja.

As gorduras não são vilãs, muito pelo contrário, elas são importantes para a busca do equilíbrio no organismo. Mas é preciso consumir alimentos que têm gorduras boas como chia, linhaça, salmão e sardinha.

O papel da água – Por fim, a água tem importância fundamental na alimentação equilibrada. Responsável pelo transporte dos nutrientes no organismo, a água não pode ser substituída por sucos ou refrigerantes. A recomendação é ingerir de 2 a 3 litros por dia.

Mesmo com a correria do dia a dia e a tentação de contar com praticidade dos alimentos industrializados, opte sempre por um cardápio variado, pois a dieta balanceada mantém o bem-estar da família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário