quarta-feira, 5 de julho de 2017

Cirurgia plástica: passo a passo do pré-operatório

A cada ano milhares de pessoas procuram os consultórios médicos do Brasil afora em busca do sonho de realizar uma cirurgia plástica. No entanto, antes de tomar esta decisão, é preciso que o paciente tenha em mente os passos necessários para a realização dos procedimentos.

A primeira providência a ser tomada é encontrar um cirurgião competente e de confiança. Busque profissionais reconhecidos no mercado, com capacitação especializada e que tenham experiência na área.


O primeiro contato com o cirurgião é de extrema importância, pois é nesta consulta inicial que o paciente dirá quais são seus objetivos e o que espera da cirurgia. Cabe ao médico indicar se existe a possibilidade técnica para a realização do procedimento.

Com as primeiras dúvidas solucionadas, o cirurgião solicita que o paciente realize exames básicos como: (hemograma, avaliadores de função renal, hepática e metabólica e de coagulação), avaliação cardiovascular e pulmonar para verificar as condições de saúde do paciente. Dependendo da idade, outros exames podem ser solicitados.

Os tipos de exames realizados são definidos de acordo com o procedimento a ser feito. Com os resultados prontos, o paciente deve retornar em consulta para definir os detalhes da cirurgia e esclarecer eventuais outras dúvidas que ainda restaram.

Nas consultas de retorno, o cirurgião deve responder todas as dúvidas do paciente, de modo que passe tranquilidade, conhecimento e segurança. São estes pontos que devem ser considerados os mais importantes pelos pacientes na hora de escolher um cirurgião plástico.

Como parte do processo pré-operatório, nas consultas de retorno, o paciente deve falar sobre as doenças que têm ou já teve, as cirurgias que já fez, os medicamentos que utiliza e se é fumante.

Caso fume, a recomendação é que pare, no mínimo 30 dias antes do procedimento, isso porque o cigarro tem mais de 4 mil substâncias tóxicas que prejudicam a oxigenação do sangue e podem causar trombose e embolia pulmonar.

Em relação aos medicamentos consumidos, o paciente deve indicar todos ao cirurgião, sendo que é recomendado a descontinuidade do uso de anticoncepcionais hormonais e medicamentos à base de ácido acetilsalicílico. Remédios vasodilatadores, como gincobiloba e ginseng, também devem ser evitados, pois aumentam o risco de sangramento.

Outra dica básica antes da cirurgia é manter uma boa alimentação e priorizar o consumo de carne vermelha e verduras verdes escuras, ricas em ferro. Também recomenda-se hidratar bem a pele, de preferência duas vezes ao dia, para diminuir o risco do aparecimento de estrias.

Equipe Multidisciplinar – Quando o assunto é o sonho de realizar uma cirurgia plástica, o médico não deve ser o único profissional consultado. Nos últimos anos, tem aumentado o número de pessoas que optam pelo tratamento com um grupo de vários profissionais, pois é através da união dos conhecimentos de diversas áreas que é possível alcançar um resultado positivo para o paciente.

Recomenda-se passar por uma avaliação com um fisioterapeuta dermato funcional que indicará técnicas para serem realizadas antes da cirurgia. Estes procedimentos, como drenagens e massagens específicas, além do uso de dermocosméticos e nutracêuticos vão estimular a produção de colágeno e elastina e contribuirão para um melhor processo de cicatrização.

O Instituto Amazônia, localizado no bairro da Aclimação, possui em seu quadro de colaboradores, cirurgiões plásticos especialistas e diversos profissionais, como fisioterapeuta dermato funcional, que podem ajudar quem sonha em realizar uma cirurgia plástica.

A equipe multidisciplinar tem na experiência e na receptividade os diferenciais para quem busca uma cirurgia plástica segura e com resultados satisfatórios. Ligue agora e agende sua visita: (11) 2386-3398 ou (11) 98310-4389.

Nenhum comentário:

Postar um comentário